segunda-feira, 11 de abril de 2011

Amor oriental

Continuando a falar dos 45 anos do início das sessões de gravação do álbum Revolver, no dia 11 de abril de 1966 os Beatles voltaram ao estúdio 2 em Abbey Road para continuar trabalhando em Got to Get You into My Life (ver post), que eles começaram em 8 de abril, e uma composição de George.

Love You To foi composta por George em 1966 enquanto tocava  cítara, instrumento que ele começou aprender com o músico indiano Ravi Shankar. George já havia usado cítara na canção de Lennon & McCartney Norwegian Wood do álbum Rubber Soul, que introduziu o instrumento no contexto do Rock and Roll. É a primeira composição dele utlizando a estrutura musical indiana, onde fala sobre filosofia e sobre o amor em forma de declaração à sua então esposa Patti Boyd Harrison, com que havia acabado de se casar. Veja a letra.

Quando entraram em estúdio para gravar a música, ela tinha o título provisório de Granny Smith e o primeiro take apresentava George ao violão e vocal e Paul fazendo harmonias. Depois, entraram músicos de estúdio do grupo Asian Music Circle como Anil Bagwat (primeiro músico indiano a ser creditado num disco dos Beatles) tocando outros instrumentos indianos. Paul acrescentou o baixo enquanto Ringo tocou pandeiro. Paula ainda acrescenou alguns falsestes que acabaram não sendo aproveitados no produto final. Foram necessários 2 dias de sessões (11 e 13 de abril) para finalizar a faixa. John não participou das sessões.

Ficha técnica:

George: vocal principal dobrado, violão, guitarra líder, cítara
Paul: harmonias vocais, baixo
Ringo: pandeiro
Anil Bagwat: tabla
Asian Music Circle: tamboura, svaramandal, cítaras

Fonte:
http://www.beatlesbible.com/songs/love-you-to/

George e Ravi Shankar: Discípulo e mestre

Nenhum comentário:

Postar um comentário