quarta-feira, 13 de abril de 2011

Uma canção sem amor

Calma que explico. Não é uma música que fale de ódio. Só não há a palavra "amor", muito comum entre músicas dos Beatles. Há 45 anos atrás, no dia 13 de abril de 1966, eles entraram em estúdio para gravar o seu álbum Revolver e numa dessas sessões acabaram gravando a música Paperback Writer para um single lançado naquele ano.

Paperback Writer (escritor de livro de bolso, numa tradução livre) foi composta por Paul em 1966 e seguia a pretensão que ele e John tinham de compor músicas com uma única nota e com quase nehuma variação na tonalidade, algo que eles tiveram êxito em The Word (que também fez parte das sessões do álbum Revolver). Já a letra teve a inspiração de um artigo que Paul havia lido no jornal inglês Daily Mail falando sobre aspirantes a escritores. Ele a teria escrito enquanto estava se dirigindo à casa de John em Weybridge. Quando encontrou o parceiro tinha a ideia pronta de escrever a letra da música como se fosse uma carta. Alguns destaques da música são: a harmonização a três vozes, o vocal de apoio de uma das estrofes onde eles cantam a cantiga infantil francesa Frère Jacques (uma reminscência de My Bonnie?) e a cozinha rítmica nota 10 de Paul/Ringo.

Desde que os Beatles assinaram contrato com a Parlophone, ficou acertado entre Brian Epstein (empresário da banda) e George Martin (produtor) que os Fab 4 gravariam uns quatro singles fora dos álbuns lançados em cada ano (além dos singles extraídos desses álbuns). Paperback Writer quebrou esse paradigma e no ano de 1966, foi lançado apenas um single fora do álbum Revolver. Naquela altur,a os Beatles estavam mais centrados na criação e produção musical, deixando os assuntos comerciais em segundo (ou até terceiro) plano. Foi uma das poucas músicas mais elaboradas dos Beatles a serem tocadas ao vivo.

Também, foi uma das primeiras músicas a apresentarem vídeos promocionais, uma vez que a banda havia parado de excursionar e participar de programas de TV em outros países, inaugurando conceito que viria a ser conhecido como video clipe. Michael Lyndsay-Hogg, mais conhecido por dirigir o documentário Let It Be de 1970) foi o diretor dos filmes promocionais de Paperback Writer. Veja clip.

Há versões da música com Bee Gees, The Cowsills e The Sweet. Acredito que existam outras e deixo você, querido leitor, à vontade para falar disso nos comentários. Eu dou o crédito.

Ficha técnica:

Paul: vocal principal, backing vocal, baixo
John: backing vocal, guitarra rítmica
George: backing vocal, guitarra líder
Ringo: bateria

Fonte:
Wikipedia (em inglês)
http://www.beatlesbible.com/songs/paperback-writer/
Capa do single Paperback Writer

Nenhum comentário:

Postar um comentário