quinta-feira, 7 de abril de 2011

Uma conta simples

Quanto é um mais um? Não precisa responder, pois é a conta matemática mais elementar que existe. Parece até meio bobo falar dessas coisas que aprendemos na primeira série mas tem tudo a ver com esse post.

One and One is Two foi composta por Paul em 1963, com crédito para Lennon & McCartney por causa do famoso acordo entre os dois Beatles de assinar em dupla mesmo se a música tivesse sido escrita/composta por um deles apenas. É uma das mais obscuras composições deles. Não se sabe se Paul tinha pretensão de usá-la num disco dos Beatles. Ao que parece, ele pode não ter gostado do resultado pela estrutura simplória que a música tinha, a partir de uma demo que ele fez ao violão. Sendo assim, ela acabou sendo cedida a outros artistas, tornando-se , assim uma gave away song.

Billy J. Kramer & The Dakotas (banda empresariada por Brian Epstein) foram os primeiros cogitados a gravaram a canção, já que tinham conseguido grande êxito com duas músicas da lavra de Lennon & McCartney, Do You Wat to Know a Secret (veja post) e Bad to Me. Eles recusaram talvez por não ver grande coisa naquela música ou por que estavam com músicas demais creditadas à dupla (além das duas citadas, podemos citar I Call Your Name, I'll Be on My Way, I'll Keep You Satisfied e From a Window. Ufa!). Outra banda empresariada por Epstein, The Fourmost também foi sondada mas já estava sossegada com suas duas gave aways, Hello Little Girl e I'm In Love.

A música acabou sendo gravada em 1964 por uma banda obscura chamada The Strangers with Mike Shannon e foi um retumbante fracasso comercial a exemplo de Tip of My Tongue, outra música de Lennon & McCartney (cedida a Tommy Quickly) que não decolou. tanto a banda quanto a música sumiram no limbo. Ela acabou sendo gravada numa coletânea chamada The Songs that Lennon & McCartney Gave Away e só. Em sua famosa entrevista na Playboy em 1980, John enumerou músicas suas, de Paul e creditadas de fato à dupla e o comentário que fez sobre One and One is Two foi: "esta foi horrível!".

Nos anos 80 e 90, a música foi lembrada pela banda holandesa Bas Muyspela australiana The Beatniks e pela argentina The Beats, em seus respectivos álbuns com canções cedidas a outros artistas.


Ficha técnica:

Paul: vocal principal, violão

Fonte:
http://www.answers.com/topic/the-strangers-with-mike-shannon

Nenhum comentário:

Postar um comentário