terça-feira, 12 de abril de 2011

Seguindo Pistas

Quando Paul sofreu um acidente de moto em 1966 isso abriu margem para o maior folclore da história dos Beatles: a Morte de Paul. O boato era de que teria morrido de forma violenta por causa de tal acidente e foi subsituído por um tal William Campbel ou Billy Shears. Alguns fãs se tornaram "detetives" e passaram a perscrutar os discos dos Beatles à procura de "pistas" sobre o ocorrido. Nossos herois, pra dar umas risadas e curtir com a cara desses paranóicos chamados "Beatle-intérpretes" plantaram as tais "pistas". É disso que trata a música da qual vamos falar neste post.

Glass Onion foi composta por John em 1968, sendo uma das poucas que não foram escritas quando do idílio dos Beatles na Índia, de onde voltaram cheios de ideias para um novo álbum. Ela tem citações de vários clássicos dos Beatles como I'm The Walrus, Lady Madonna, The Fool on the Hill, Fixing a Hole e Strawberry Fields Forever. Cansado das especulações dos Beatles-intépretes, John faz sua crítica à perda de tempo deles. O título da música John teria tirado de  Through A Looking Glass, livro de Lewis Carroll (autor de Alice no País das Maravilhas), um de seus escritores favoritos. Veja letra aqui.

Foram necessários 6 dias de sessões para que a música ficasse do jeito que conhecemos no White Album, sendo que no primeiro dia, foi trabalhada a parte rítmica básica. No segundo John adicionou os vocais e Ringo o pandeiro (curiosidade: é a primeira participação do baterista nas sessões do disco, que tinha se indisposto com Paul dias antes e chegou a deixar os Beatles por um tempo). No terceiro foi a vez de Paul incluir o baixo e Ringo uma outra parte da bateria. Depois vieram os efeitos e as orquestrações do final. Os destaques da música são a voz agressiva de John, Paul tocando flauta, a cozinha rítmica muito bem levada por Paul e Ringo, a guitarra de George e o final com uma orquetra dando um tom meio misterioso, como se fosse um filme de suspense.

No Anthology 3, saíram duas versões alternativas da música: uma demo feita na casa de George e outra com final alternativo (ao invés da orquestra, uma voz gritando: "é gol!", extraída aleatoriamente do rádio).

Ficha técnica:

John: vocal principal, violão
Paul: baixo, piano, flauta
George: guitarra líder
Ringo: bateria, pandeiro
Músicos de estúdio:
Henry Datyner, Eric Bowie, Norman Lederman, Ronald Thomas: violinos
John Underwood, Keith Cummings: violas
Eldon Fox, Reginald Kilbey: violoncelos

Fonte:
http://www.beatlesbible.com/songs/glass-onion/
http://www.thebeatlesonline.com/pages/beatles_glassonion.htm

John: olhando através dos óculos de cebola

Um comentário: