Taxman foi composta por George em 1966 como uma crítica corrosiva e irada contra o Departamento do Tesouro da Inglaterra que àquela época cobrava impostos exorbitantes, principalmente de quem tinha mais renda. John sugeriu a George que ele citasse na letra o nome de Harold Wilson, Primeiro Ministro britânico (1964-1970) e Edward Heath, o líder da oposição e Primeiro Ministro subsequente (1970-1974). Na letra, ele fala do implacável coletor de impostos, que cobra até o ar que se respira. É a primeira música e única de George a abrir um disco dos Beatles.
No dia 20 de abril, eles começaram a gravar a parte rítmica, o que acabou gerando 11 takes. O take 11, foi o primeiro com vocais (essa versão aparece no álbum Anthology 2). No princípio, a parte do "Mr. Wilson, Mr. Heath" era entoado como "Anybody got a bit of money?" ("alguém tem um dinheirinho?" numa tradução livre) com vozes de falsete feitas por John e Paul. Foi nesse take que eles acrescentaram a famosa contagem (feita por Paul) da versão final da música. Dois dias depois, Ringo adicionou o cowbell e George gostou de um solo que Paul fez para a música usando escala descendente indiana. Foi a segunda vez que um solo de guitarra feito por Paul figurou numa música dos Beatles e o único numa composição de George.
Ao que parece, esta é uma das composições favorirtas de George en quanto Beatle, pois a incluiu quanto de sua tour conjunta com Eric Clapton no fi dos anos 80. Há muitas versões dela, das quais podemos destacar os covers de Junior Parker, Les Claypool, Stevie Ray Vaughan, Bill Wyman e Black Oak Arkansas. Tom Petty & Heartbreakers a tocaram no inesquecível Concert for George (2002).
Ficha técnica:
George: vocal principal dobrado, guitarra líder
John: guitarra rítmica, backing vocal
Paul: backing vocal, baixo, guitarra líder, contagem no início
Ringo: bateria, pandeiro, cowbell
Fonte:
Wikipedia (em inglês)
http://www.beatlesbible.com/songs/taxman/
Os Beatles e Mr. Harold Wilson |
Nenhum comentário:
Postar um comentário