sexta-feira, 1 de abril de 2011

A Veia Soul dos Beatles ataca novamente

Aproveitando que amanhã, 2 de abril será aniversário saudoso Marvin Gaye (se ainda estivesse vivo, estaria completando 72 anos), vamos falar sobre mais uma música dos Beatles influenciado pelo estilo que consagrou o cantor que ajudou a celebrizar a gravadora Motown. Veja biografia dele aqui. Num post anterior, havíamos falado de You Can't Do That, que tinha a mesma levada Soul típica da Motown.

When I Get Home foi composta por John tendo em mente essa atmosfera de Soul e Rhythm & Blues, tentando emular algo de Wilson Pickett que ele admirava tanto. Tem uma pitada da influência de Arthur Alexander, especialmente na letra. Também é uma bronca sutil do Beatle pelos três meses que os Beatles ficaram trabalhando o álbum A Hard Day's Night (1964), já que os anteriores foram terminados em poucos dias. Essa foi uma das últimas músicas a serem gravadas para o disco. Alguns destaques: o poderoso baixo de Paul fazendo uma marcação digna dos músicos de estúdio da Motown; os backings e harmonias de Paul e George e a bateria nervosa de Ringo fazendo com o baixo de Paul uma cozinha (backbeat) infernal como sempre. O estúdio 2 da Abbey Road parecia uma filial da Motown ou da Stax.

A letra fala sobre a urgência que um sujeito tem em chegar logo em sua casa e fazer amor sua garota [letra típica de Soul...]. Nessa época, John estava casado com Cynthia Lennon e havia muito fogo em sua relação marital.

Não consegui levantar nenhum versão da música com outros artistas. Quem souber, pode postar nos comentários que eu dou o devido crédito. Alguém quer fazer as honras?

Ficha técnica:

John: vocal principal, harmonias, guitarra rítmica
Paul: harmonias, baixo
George: harmonias, guitarra líder
Ringo: bateria

Fonte:
Wikipedia (em inglês)
http://www.beatlesbible.com/songs/when-i-get-home/
http://www.beatlesebooks.com/when-i-get-home


"Você não sabe o que a aguarda, sra. Lennon.
Estou cheio de amor pra te dar..."


Nenhum comentário:

Postar um comentário