quinta-feira, 31 de março de 2011

Get Back Sessions: Uma música animal!

Como dissemos no primeiro post desta série, em janeiro de 1969, os Beatles tinham um projeto de volta às origens, tocando sem trucagens para um possível documentário e shows ao vivo. Foi aí que começou a maratona de ensaios, jams e gravações que se tornaram referência para confecção de inúmeros bootlegs dos Beatles.

The House of Rising Sun é uma canção folclórica americana que está imersa em controvérsias. Não se sabe ao certo quem a compôs ou quando isso aconteceu. As informações sobre sua origem são meras conjecturas. Uma das primeiras versões da música teria sido gravada em 1928 por Alger "Texas" Alexander com o título The Risin' Sun. A letra era diferente mas tinha uma levada que lembra em muito aquela que o público conhece. Graças ao folclorista e etnomusicologista americano Alan Lomax a música não caiu na obscuridade. A versão original dita "oficial" teria sido gravada em 1933 por Clarence Ashley e Gwen Foster. Depois teria sido interptretada por nomes como os cantores Folk Woody Guthrie, Roy Acuff, Josh White, Georgia Turnero lendário Bluesman Leadbelly e o cantor de baladas Frankie Lane. Joan Baez, uma das mais proeminentes vozes do Folk americano gravou uma versão em seu álbum de estréia em 1960. Um ano depois, foi a vez de Bob Dylan gravá-la, sendo uma das versões mais conhecidas atualmente. Em 1962, veio a versão de Nina Simone, que foi a base para o grande hit dos Animals em 1964, embora Alan Price, o tecladista da banda tenha apregoado que a canção fosse do folclore inglês do século XVI. O cantor e membro fundador do Aphrodite's Child (ver biografia aqui), Demis Roussos a teria cantado em shows quando morava na Grécia. Depois do fim de sua banda Aphrodite's Child ele acabou gravando-a junto com o colega Vangelis. A letra da música fala sobre uma casa em New Orleans e da vida dura dos que nela moram.

Assim, chegamos às Get Back Sessions e os Beatles lembraram da música. Eles a tocaram no dia 9 de janeiro de 1969, após repassar Across the Universe. Cá prá nós, a versão deles é horrível. Tentaram emular a versão de Bob Dylan mas mais parece uma farra do que propriamente uma canção séria. Eles não tiveram muita vontade de trabalhá-la com mais afinco, para que talvez viesse a figurar no álbum. Não é uma das minhas favoritas dessa série de gravações dos Fab 4.

No início dos anos 70, a banda Frijid Pink gravou sua versão em seu primeiro álbum (na Internet tem gente que vende a ideia de que seja o Pink Floyd). Na segunda metade dos anos 70, a versão mais conhecida foi a interpretada pelo grupo Santa Esmeralda em rítmo de Disco Music, sendo um hit naquela década.

Ficha técnica:

John: vocal e guitarra rítmica
Paul: vocal e baixo
George: guitarra líder
Ringo: bateria

Fonte:
Wikipedia (em inglês)
http://www.beatlesbible.com/1969/01/09/get-back-let-it-be-sessions-day-six/

The Animals: sua versão de The House of Rising Sun
foi um dos maiores hits da banda

Nenhum comentário:

Postar um comentário