domingo, 20 de março de 2011

Grilos e Besouros - apêndice

Não poderia finalizar esta série sem falar de músicas de Buddy Holly & The Crickets que foram interpretadas pelos Beatles mas infelizmente não foram feitos registros. Através de depoimentos feitos pelos próprios Fab 4 e por pessoas ligadas a eles é que é possível saber que eles tocaram tais músicas.

Peggy Sue foi composta por Buddy Holly em 1957 com o nome Cindy Lou (nome de sua sobrinha) e que foi alterado para homenagear a namorada e futura esposa do baterista dos Crickets Jerry Allison, listado como coautor junto com o produtor da banda Norman Petty. Ela teria servido de inspiração para a composição do clássico dos Beatles P.S. I Love You. Foi gravada por John em seu álbum solo Rock and Roll (1975) e interpretada por Paul nos anos 70.

Peggy Sue Got Married é uma sequencia da "saga" anterior e foi composta por Buddy em 1958 e lançada póstumamente. Ela foi lembrada pelos Beatles durante as Get Back Sessions e intitulou o ótimo filme de Francis Ford Coppola, homônimo (que em português foi chamado Peggy Sue, Seu Passado a Espera).

Everyday foi composta por Buddy e gravada em 1957 e tem o produtor Norman Petty listado como coautor. Apresenta uma celeste, uma espécie de xilofone ou glockenspiel. Essa os Beatles não lembraram de gravar nem nas Get Back Sessions.

It's So Easy foi composta por Buddy em 1958 e lançada no álbum póstumo The Buddy Holly Story (1959). Pena que os Beatles nunca a gravaram. Ia ficar muito legal. Paul costuma tocá-la no soundcheck de seus shows.

Maybe Baby foi composta por Norman Petty e Buddy Holly em 1957 e gravada no álbum The Chirpin' Crickets. Foi lembrada nas Get Back Sessions e Paul gravou-a, com produção e produção e participação de Jeff Lynne para a trilha sonora do filme Maybe Baby (Como Fazer Bebês) de 2000.

Think It Over foi composta nos mesmos moldes de Peggy Sue em 1958 e lançada no álbum já citado The Buddy Holly. Conta a lenda que numa apresentação dela, provavelmente no Cavern Club, John teve que cantá-la sem tocar guitarra, evocando aqueles vocalistas que só cantavam sem tocar instrumento algum [alguém sabe algo mais? Basta postar nos comentários que dou o devido crédito].

Raining in My Heart era da fase de Buddy já sem os Crickets e foi composta em 1958 pelo casal Felice e Boudleuax Bryant, que escreviam para os Everly Brothers.

Early In the Morning foi composta em 1958 por Bobby Darin e Woody Harris e foi baseada no clássico de Ray Charles Hallellujah I Love her So. Esta foi lembrada nas Get Back Sessions.

Love is Strange foi escrita por Ethel Smith em 1956 e foi gravada primeiramente por Mickey & Sylvia, tendo sido um hit naquele ano. Até hoje ela é alvo de disputas judiciais. A versão de Buddy provavelmente foi gravada em 1959 e só lançada em 1968. Os Beatles lembraram dela nas Get Back Sessions e Paul tocou-a nos anos 70.

Well...Alright foi composta em 1958 por Buddy, Jerry Allison e o baixista Joe Maudlin e a costumeira coautoria atribuída a Norman Petty e também foi lançada num álbum posterior à morte de Buddy Holly. Outra lembrada nas Get Back Sessions.

Como podem ver, os Beatles eram realmente grandes admiradores de Buddy Holly & The Crickets.

Fonte:

Wikipedia (em inglês)
www.beatlesbible.com


Buddy e Paul McCartney = grilo e besouro

Nenhum comentário:

Postar um comentário