sexta-feira, 18 de março de 2011

Grilos e Besouros - parte 5

Devido ao grande sucesso de Buddy Holly & The Crickets junto aos jovens ingleses, a banda acabou fazendo uma história turnê pelas ilhas britânicas. Entre os espectadores dos shows feitos em terras britânicas estavam dois futuros rockstars Paul McCartney e Mick Jagger.

Words of Love foi composta e gravada por Buddy em 1957 e foi lançada como single tendo como lado B Mailman Bring Me No More Blues [falamos dessa música num post anterior]. Nessa versão original, Buddy toca as duas guitarras e faz os dois vocais. Acredita-se que ele tenha sido o pioneiro no uso do recurso chamado double track que permite a gravação de duas trilhas uma sobreposta à outra, dando a impressão que foram tocadas ao mesmo tempo (por exemplo, uma voz fazendo harmonia para outra). Os Beatles usaram muito esse recurso em seus discos.

A letra da música fala, obviamente, de doces palavras de amor que um cara espera ouvir de sua amada. Curiosidade: John usa um trecho da música - the words I long to hear [as palavras que eu gostaria de ouvir] - na sua composição All I've Got to Do do álbum With The Beatles (1963.), onde troca o "I" por "you".

A canção entrou no repertório dos Beatles em 1958 e até 1962 ela era cantada por John e George nos shows da banda. Foi tocada em alguns programas que os Beatles fizeram na BBC e quando gravaram a canção no álbum Beatles For Sale, Paul passou a fazer o dueto com John. Ringo toca bateria e faz uma percussão batendo as baquetas num caixote ou mala, numa homenagem ao baterista dos Crickets Jerry Allison. Quem ouve a música tem a impressão que são palmas batidas em colcheia.

Além dos Beatles, há versões de Words of Love com The Diamonds (gravada no esmo ano que a original), Jessica Lea Mayfield e Pat DiNizio (Smithreens) num álbum em homenagem a Buddy Holly gravado em 2009, por ocasião dos 50 anos de sua morte. Paul canta e toca um trechinho dela no documentário The Real Buddy Holly Story (1985). Há uma música do grupo californiano The Mamas & The Papas chamada Words of Love que nada tem a ver com a composição de Buddy a não ser o título.

Ficha técnica:

John: vocal principal, guitarra rítmica
Paul: vocal principal, baixo
George: guitarra líder
Ringo: bateria, percussão num caixote

Fonte:
Wikipedia (em inglês)
http://www.beatlesebooks.com/words-of-love
http://www.beatlesbible.com/songs/words-of-love/
http://buddyholly.pagesperso-orange.fr/page3.htm


Álbum da discografia americana dos Beatles
que contém Word of Love


Nenhum comentário:

Postar um comentário