Yer Blues foi composta por John em 1968 quando os Beatles estavam na Índia. Apesar da aparente paz no retiro espiritual indiano, John estava escrevendo letras profundas e conturbadas. Nela, o Beatle faz um desabafo com sua própria vida, igual ao apelo por socorro que fez quando compôs o clássico Help! Embora pareça uma paródia com o estilo de cantar um Blues [triste], John traz à tona todos os seus temores e angústias. A canção de Bob Dylan Ballad of a Thin Man é uma clara influência para a elaboração da letra de Yer Blues. Os Beatles gravaram uma demo na casa de George em Esher e levaram ao estúdio quando começaram as sessões do White Album. Ringo é quem faz a contagem do começo. John faz uma das guitarras solo na versão do álbum.
A letra fala de um homem solitário que só pensa em morrer. Conforme depoimento posterior de John sobre a canção, "quando escrevi 'I'm so lonely I wanna die' [estou triste e quero morrer] na letra, eu não estava brincando". Evoca o personagem da música de Bob Dylan Mr. Jones que tinha o mesmo sentimento.
John tocou Yer Blues quando de sua participação no especial dos Rolling Stones chamado Rock and Roll Circus (1968) com uma banda improvisada chamada Dirt Mac Blues Band que tinha, além dele na guitarra rítmica e vocais, Eric Clapton (guitarra líder), Keith Richard dos Stones (baixo) e Mitch Mitchell da Jimi Hendrix Experience (bateria) além de Yoko (bongôs). Foi a primeira vez que John tocou ao vivo sem os Beatles. Tocou também em 1969 com a primeira formação da Plastic Ono Band no festival Live Peace In Toronto no Canadá.
Há alguns covers interessantes da música dos quais o mais interssante é o interpretado pela Jeff Healey Band. Há alguma outra? Pode citá-la nos comentários que eu dou o devido crédito.
Ficha técnica:
John: vocal principal, guitarra líder
Paul: baixo
George: guitarra líder
Ringo: contagem no início, bateria
Fonte:
Wikipedia (em inglês)
http://www.beatlesbible.com/songs/yer-blues/
John e a Dirt Mac Blues Band tocando Yer Blues |
Nenhum comentário:
Postar um comentário