Only a Northern Song foi escrita por George em 1967 durante as sessões do álbum Sgt. Pepper's e começou a ser gravada com o título provisório de Not Known (desconhecido). Segundo George Emerick, engenheiro de som que trabalhou com os Beatles, ela foi deixada de fora por não combinar com as outras músicas escolhidas para figurar no álbum. Só foi conhecer a luz do dia no álbum Yellow Submarine (1969), que foi feito aproveitando algumas coisas "enjeitadas" pelos Fab 4 dois anos antes.
Embora a música fale da localização de Liverpool (ao norte da Inglaterra), é uma crítica velada à predominância das composições de John e Paul nos álbuns dos Beatles e na editora que publicava a música da banda a Northern Songs. Você pode notar o sarcasmo de George em versos como "It doesn't really matter what chords I play What words I say or time of day it is As it's only a Northern song" ("realmente não importa que acordes toco, que palavras falo ou que horas são, é só uma canção da Northern"). Repare na letra da canção que a desafinação é proposital e faz parte do protesto de George. Isso chega a lembrar a proposta de João Gilberto quando compôs o clássico da Bossa Nova "Desafinado".
Numa parte instrumental da música percebe-se a seção de sopro de Sgt. Pepper's e os acordes ao acaso de Revolution 9 [do White Album].
Ficha técnica:
George: vocal principal, órgão, efeitos
John: glockenspiel (uma espécie de xilofone), piano, efeitos
Paul: baixo, trumpete, efeitos
Ringo: bateria, vozes ocasionais no final
Fonte:
http://www.beatlesbible.com/songs/only-a-northern-song/
George e sua versão no desenho Yellow Submarine |
Nenhum comentário:
Postar um comentário