segunda-feira, 21 de março de 2011

Burt Bacharach e os Beatles

Burt Bacharach é um dos maiores compositores de nosso tempo. O que pouca gente sabe é que os Beatles gravaram uma canção composta por ele. Não a gravaram apenas por causa do compositor mas por causa do fascínio que a banda tinha por girls groups [veja aqui e aqui], no caso deste post, The Shirelles. Vou escrever sobre o compositor e o grupo nos próximos posts do blog Biografias Musicais.

Baby it's You foi composta em 1961 por Bacharach (música), os veteranos compositores Mack David e Luther Dixon, que usou o pseudônimo de Barney Williams (letra) para o grupo feminino The Shirelles, um grupo que havia sido formado em 1958. Nessa época, Bacharach e seu parceiro recorrente Hal David trabalhavam para o lendário Brill Building, que tinha os melhores compositores americanos num único lugar. Mack David (1912-1993) era o irmão mais velho do parceiro de Burt e havia trabalhado como compositor da trilha sonora de clássicos da Disney como Branca de Neve e Cinderella, além de a versão em inglês da canção francesa La Vie En Rose de Edith Piaf. Luther Dixon (1931-2009) começou a carreira como cantor de grupos de Doo Wop e no final da década de 50 passou a se dedicar à composição e como produtor ajudou a criar o som que caracterizou The Shirelles. Inclusive, compôs outro clássico do grupo Boys com Wes Farrell, mas isso fica para outro post. Como single, Baby It's You chegou ao oitavo posto das paradas de R & B mas o álbum homônimo  foi aos primeiros lugares. A letra fala de um grande amor que prevalece contra qualquer sinal de despeito dos outros.

Quando os Beatles ouviram a música, imediatamente a colocaram em seu repertório regular. Tanto que ela foi colocada no set list das músicas que a banda iria gravar para seu primeiro álbum pela Parlophone, Please Please Me (1963). O ponto alto da versão dos Beatles é o vocal passional, quase gritado de John que impõe sobre ela uma bela carga dramática. Há também destaque para o solo de celesta tocado por George Martin junto com o solo de guitarra de George. Além do disco, a canção era peça recorrente nos programas que a banda fazia na BBC. Uma versão está no álbum Live at BBC (1994).

Além dos Beatles, a canção foi gravada por um grupo chamado Smith (nada a ver com a aquela banda surgida nos anos 80, The Smiths), The Carpenters, além de outros artistas dos anos 60 como Bruce Channel, Cilla Black e Dave Berry. Existem muitas outras versões que serão informadas em posts futuros.

Há um filme de 1983, com o mesmo nome e que tem a música como tema. Foi dirigido por John Sayles, tendo Rosana Arquette e Vincent Spano como protagonistas.

Ficha técnica:

John: vocal principal, guitarra rítmica
Paul: baixo, backing vocals, harmonias
George: guitarra líder, backing vocals, harmonias
Ringo: bateria
George Martin: celesta

Fonte:
Wikipedia (em inglês)


Burt Bacharach, grande compsositor

Nenhum comentário:

Postar um comentário