sábado, 26 de março de 2011

Moleque danado!

Como todo mundo que já foi criança, os Beatles devem ter aprontado muito e deixado seus pais de cabelo em pé. Não que eles tivessem sido moleques endiabrados nos moldes do personagem da música de Renato e Seus Blue Caps O Escândalo (versão de Shame and Scandal in The Family). Mas não é isso que vem ao caso neste post. Vamos falar de uma das canções do cantor e Bluesman americano Larry Williams.

Bad Boy foi composta e gravada por Larry Williams (1935-1980) entre 1957 e 1958, tendo sido lançada num single em 1959, tendo como lado B She Said Yeah (que se tornou um clássico com os Rolling Stones). John era um grande admirador do jeito agressivo de cantar de Larry Williams e isso fica claro em covers interpretados por ele com os Beatles (Bad Boy, Slow Down e Dizzy Miss Lizzy) e carreira solo (Bonnie Moronie).

Os Beatles gravaram sua versão em junho de 1965 para ser lançada no ábum da discografia americana Beatles VI (uma mistureba de Beatles For Sale e Help! da discografia britânica). Os ingleses só vieram conhecer a versão dos Beatles em 1967 quando ela foi lançada na coleânea Collection of Oldies...But Goldies. Ela fez parte, ainda da coletânea Past Masters vol. I (lançada em 1988).

Além do vocal rasgado de John, um destaque é a guitarra solo de George duelando com a voz de John. A letra fala de um garoto-problema que apronta todas (como na música citada no início do post) com o diferencial que só quando faz Rock and Roll é que ele se sente bem.

Há poucos covers conhecidos da música, do qual citamos neste post a versão da banda canadense Rush feito em 1974. Outro cover que podemos citar foi o interpretado pela banda Backbeat no filme homônimo de 1994 (chamado no Brasil Os Cinco Rapazes de Liverpool). Há uma música cantada por Ringo na carreira solo chamada Bad Boy, do álbum homônimo (1978), original de 1957, que nada tem a ver com a composição de Larry Williams. Se algum leitor conhecer outra versão, pode falar sobre ela nos comentários. Darei o devido crédito.

Ficha técnica:

John: vocal principal, guitarra rítmica
Paul: baixo, piano elétrico
George: guitarra líder
Ringo: bateria, pandeiro

Fonte:
Wikipedia (em inglês)

Larry Williams: apreciado pelos Beatles e pelos Rolling Stones

Nenhum comentário:

Postar um comentário