Os Beatles tinham em seu repertório alguns números instrumentais que a banda fazia desde os anos 50, quando ainda se chamavam The Quarrymen, como os covers Guitar Boogie Shuffle (Bert Weedon), Movin' and Groovin/Ramrod (Duane Eddy) e Raunchy (Bill Justis) além de coisas próprias como Cayenne (Lennon & McCartney) e Cry For a Shadow (Harrison & Lennon).
Num ensaio do Cavern Club, provavelmente ocorrido em outubro, já contando com Ringo como baterista oficial, a banda resolveu gravar algumas coisas como uma versão primitiva de I Saw Her Standing There, dois takes de One After 909 e dois de Catswalk, sendo essa última creditada apenas a Paul, algo inusitado naquela época. É uma música instrumental cujo estilo remete, talvez a The Ventures ou The Shadows, contemporâneos dos Beatles que àquela altura já eram muito famosos na Inglaterra.
O interessante é que os Beatles não gravaram peças instrumentais em seus discos oficiais até 1967 quando Flying fez parte do álbum Magical Mystery Tour (1967).
Catswalk continuou no "limbo" até 1967 quando a banda Chris Barber Jazz Band se interessou em gravá-la usando o nome de Catcall (com Mercy Mercy Mercy como lado B), contando com a participação de Paul cantando num coro de vozes. Barber era reverenciado entre os músicos britânicos e gravar uma coisa (mesmo que obscura) dos Beatles deve ter sido uma honra e tanto.
Ficha técnica:
Paul: baixo
John: guitarra rítmica
George: guitarra líder
Ringo: bateria
Fontes:
Wikipedia (em inglês)
http://www.beatlesource.com/bs/mains/audio/xCavernReh/pg2.html
http://rateyourmusic.com/list/snellius/beatles__the_beatles_for_others__the_giveaways_
Os Beatles ensaiando no Cavern Club em 1962 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário