quinta-feira, 10 de março de 2011

Get Back Sessions: começa aqui

Vamos começar neste post uma série que vai falar sobre uma das maiores fontes de bootlegs dos Beatles, as Get Back Sessions.

Tudo começou em janeiro de 1969 quando Paul, então alçado à condição de líder da banda propôs um projeto que levasse os Beatles às suas origens mais remotas, com os quatro tocando seus instrumentos e sem as trucagens (overdubs, orquestrações, etc.) que revolucionaram o trabalho da banda. Tudo seria gravado para um disco que teria o sugestivo nome de Get Back, que resultaria num filme da banda e numa possível volta dos Beatles às turnês, que eles pararam de fazer em 1966. Começava a "interminável" maratona de ensaios e jam sessions que forneceria inúmeros discos pirata da banda.

Para "inaugurar" a série, falemos de Commonwealth, uma jam improvisada creditada a Lennon & McCartney que nunca foi gravada em discos oficiais dos Beatles, pois Paul não gostou do resultado final. A música acabou dando origem ao clássico beatleniano Get Back. Consta que teria sido gravada em 9 de janeiro de 1969
Na letra, mais falada do que cantada, John e Paul criticam veemente a política britânica referente à imigração em voga na época. [Algum leitor sabe de algo mais? Pode se pronunciar nos comentários que dou o devido crédito].

Ficha técnica:

Paul: vocal principal, baixo
John: backing vocal, guitarra rítmica
George: guitarra líder
Ringo: bateria

Fonte:
Wikipedia (em inglês)
http://www.beatlesbible.com/features/get-back-let-it-be-sessions-complete-song-list/


John e Paul: "metendo o pau" na política
de imigração da Comunidade Britãnica


Nenhum comentário:

Postar um comentário