sexta-feira, 8 de abril de 2011

Com os diabos, Beatles!

Como dito em alguns posts anteriores, os Beatles eram tão fascinados pelos Girls Groups americanos que acabaram gravando alguns covers em seus dois primeiros álbuns. Até agora falamos de Baby It's You, Boys (Shirelles) e Chains (Cookies). Agora vamos tratar do derradeiro cover de girls groups em discos dos Beatles.

Devil in His Heart foi composta por Richard P. Drapkin e gravada em 1962 por um jovem e obscuro grupo feminino de Detroit chamado The Donays. Yvonne Symington (vocal principal) e suas amigas Janice, Gwen e Michelle haviam acabado de formar o grupo, que tinha muito de Shirelles e Supremes em sua concepção, quando foram chamadas pelo pequeno selo Correct-Tone Records para gravar a música (tendo por lado B Bad Boy, também de Drapkin).

Além da música não ter tido êxito comercial, The Donays teve uma existência efêmera. A líder das Donays iniciou sua carreira solo com o nome Yvonne Vernee e gravou mais alguns discos pelo selo. Mais tarde, integrou um grupo vocal da Motown chamado The Elgins. Existe um música homônima, composta em 1963 por Robert Gordy para a cantora da Motown Carolyn Crawford e que nada tem a ver com a gravada pelas Donays [a não ser o nome]. A letra da música fala sobre uma pessoa apaixonada que se recusa a seguir conselhos dos outros para não se entregar ao amor que vive. As pessoas dizem: "cuidado, ela tem o diabo no coração" no que o apaixonado responde: "não, ela é um anjo enviado para mim".

Os Beatles tiveram acesso à música em fins de 1962 através da NEMS, loja de discos de seu empresário Brian Epstein que importava discos considerados obscuros nos EUA. Depois de mudarem o nome apropriadamente para Devil in Her Heart, provavelmente a música deve ter constado do repertório dos Beatles naquele ano (não há registro), assim como muitas outras músicas de artistas desconhecidos ou lados B de singles consagrados. Isso era uma jogada de mestre da banda, que se tornava mais interessante ao público por tocar aquilo que nunca tinha sido ouvido.

Em 1963, alguns dias antes de incluir a música nas sessões do álbum With The Beatles, a banda tocou-a num programa da BBC chamado Pop Go The Beatles (lançada em 1994 no EP Baby It's You extraído do álbum Live at BBC). No estúdio, a banda fez um pré-ensaio e gravaram três takes, sendo que o terceiro foi aprovado. Um destaque da música é a atmosfera latina com direito a maracas tocadas por Ringo e o vocal dobrado de George, além das deliciosas harmonias feitas por John e Paul. Ela foi relembrada por George em 1969 durante as Get Back Sessions durante os ensaios de Don't Let Me Down.

Até onde pesquisei, não há outras versões da música. Se alguém conhecer, pode postar nos comentários que darei o devido crédito.

Ficha técnica:

George: vocal principal, guitarra líder
John: harmonias, guitarra rítmica
Paul:  harmonias, baixo
Ringo: bateria, maracas

Fonte:
Wikipedia (em inglês)
http://www.beatlesbible.com/songs/devil-in-her-heart/
http://www.beatlesebooks.com/devil-in-her-heart

Os Beatles com George Martin: sem o diabo no coração

Nenhum comentário:

Postar um comentário