quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Entre o Skiffle e o Rock and Roll

Quem conhece a história dos Beatles, sabe que tudo começou no final de 1956 quando John e uns colegas de escola formaram uma banda de Skiffle em sua vizinhança na cidade de Liverpool [o filme recentemente lançado O Garoto de Liverpool (Nowhere Boy, no original) explana esse período da pré-história dos Fab 4].

A [hoje lendária] apresentação dos Quarrymen nos jardins da paróquia da Igreja de St. Peter no dia 6 de junho de 1957 teria passado totalmente em branco não fosse o primeiro encontro entre John e Paul, momento decisivo para o contexto histórico dos futuros Reis do Ié Ié Ié. Outro fato que até passou batido à época é que, momentos antes de Mr. L ser apresentado a Mr. M, uns trechos do show haviam sido capturados pelo gravador portátil de um jovem chamado Bobby Molyneux. A intenção dele era testar o aparelho e o show dos Quarrymen pareceu uma boa oportunidade. Dizem que ele até ofereceu a fita para John ao final do show. Afinal, não lhe seria de grande valia. Ledo engano, pois 37 anos depois, Molineux redescobriu a fita ao acaso e viu que se encontrava diante de um registro pré-histórico dos Beatles. Ele tinha gravado a banda tocando Puttin' On the Style de Lonnie Donegan e Baby Let's Play House de Elvis Presley. A qualidade sonora era precária mas, após análise apurada de uns estudiosos foi comprovada a autenticidade do material e o reconhecimento da voz de John na fita, que foi posta em leilão na Sotheby's e arrematada pela EMI pelo montante de setenta e oito mil e quinhentas libras. A intenção da gravadora era disponibilizar o áudio para uma série que abordaria as origens dos Fab 4. O material acabou se transformando bootleg e atualmente é facilmenete encontrado na internet, o que não diminui o fascínio dos beatlefans quanto a ouvir a voz do então rapazinho iniciante que se tornaria uma das grandes lendas do Rock and Roll.

Os Quarrymen não tinham lá um repertório muito grande, o que fez com que eles misturassem algumas canções tradiiconais como Maggie May (uma das primeiras músicas que John aprendeu a tocar) e Cumberland Gap; alguns covers de Lonnie Donegan como Puttin' On The Style e  Rock Island Line [o grande hit desencadeador do Skiffle na Inglaterra] com algo do Rock americano como Baby Let's Play House (Elvis) e Come Go With Me (Del-Vikings). A entrada de McCartney na banda alguns meses depois iria enriquecer bastante a música da banda.

Embora a versão interpretada por Donegan seja a mais conhecida, Puttin' on The Style (composta por Norman Cazden) foi gravada originalmente no estilo country em 1920 por Vernon Dalhart.

Baby Let's Play House foi composta e gravada originalmente por Arthur Gunter em 1954. Um ano depois, foi a primeira música gravada por Elvis a aparecer nas paradas nacionais. John aproveitou alguns versos para compor, em 1965 a canção Run For Your Life.

Ficha técnica (provável):

John: vocal principal, guitarra
Pete Shotton: tábua de lavar
Eric Griffiths: guitarra
Len Garry: baixo de caixa de chá
Rod Davies: banjo
Colin Hanton: bateria (sua participação não é comprovada)


Fonte:
Wikipedia (em inglês)
http://www.beatlesource.com/bs/to-fete.html




6 de junho de 1957: Os Quarrymen nem imaginavam que estavam fazendo história

Nenhum comentário:

Postar um comentário