terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

A primeira vez

Os safadinhos e safadinhas de plantão que contenham suas mentes contaminadas. Não vamos falar aqui quando os Beatles tiveram sua primeira relação sexual. Isso é um blog de respeito (pero no mucho)!

Vamos falar da primeira vez em que John, Paul, George e Ringo tocaram juntos pela primeira vez. Todo mundo sabe de cor e salteado que o Ringo entrou no lugar de Pete Best em 1962, o que gerou a revolta dos fãs [do Pete, claro] e blá-blá-blá.

Tudo começou, a bem da verdade, em 1960 quando os Beatles se encontraram pela primeira vez com Rory Storm & The Hurricanes, banda da qual Ringo fazia parte. O próprio batera já era "figurinha carimbada" entre as muitas bandas de Liverpool naquela época. Os Beatles tocavam no Indra Club de Bruno Korschmider, em sua primeira incursão em Hamburgo. Quando as autoridades locais fecharam o bar por conta das homéricas brigas qua havia ali, os Beatles iriam tocar no Kaiserkeller, que também pertencia ao empresário. Ao encontrarem Rory e suas roupas coloridas que bem poderiam ter sido escola para David Bowie e quetais, a banda conheceu o baterista barbudo com mecha grisalha [apesar de seus quase 20 aninhos] e muitos anéis nos dedos. De início, acharam Ritchie uma figuraça muito da engraçada, mas ficaram impressionados com seu estilo de tocar. Começaram a andar e beber juntos e começou a haver amizade entre eles. Em outubro de 1960, o empresário Allan Williams, que agenciava os contratos das bandas que tocavam em Hamburgo deu ideia ao baixista Lu Walters, conhecido como Wally, que tocava com Rory Storm, de gravar um acetato numa cabine de gravação instantânea, muito comum na Alemanha naquela época. Williams achava que Walters era um bom cantor e o disco seria uma experiência interessante. Para não bater de frente com o líder dos Hurricanes, Williams sugeriu ainda que Lou chamasse os Beatles como banda de apoio. Isso foi feito e John, Paul e George toparam o negócio. Pete tinha tomado um "chá de sumiço" e Stu estava às voltas com sua namorada Astrid Kirshherr. A saída foi chamar Ringo para tocar com os três Beatles. Claro que Mr. Starkey também fechou com a turma.

No dia 15 de outubro de 1960, nossos herois foram ao Akustik Studio onde graram um acetato com as canções Fever, um grande sucesso da cantora americana Peggy Lee que teve grande êxito cantada por Elvis; Summertime (composição de George Gershwin do musical Porgy & Bess) e a obscura September Song de outro musical e que já havia sido interpretada por nomes como Nat King Cole e Billy Eckstine. Walters bancou a demo tape do próprio bolso e alguns dias foi retirar o disco. O dono do estúdio entregou-lhe por engano um comercial de bolsas de couro(!!). Não se sabe ao certo se Lu Walters conseguiu desfazer o erro e o tal acetato foi perdido. Tudo o que se sabe desse episódio é através de depoimentos de Allan Williams, Paul, George, Ringo e Johnny "Guitar" Byrnes, colega de Walters. Infelizmente, até hoje (passados 50 anos do episódio) essa raridade nunca mais foi encontrada.

Set list:

1. Summertime (George Gershwin-Du Bose Heyward)
2. Fever (Eddie Cooley-John Davenport)
3. September Song (Kurt Weill-Maxwell Anderson)


Ficha técnica (provável)

Lu Walters: baixo, vocais principais
John Lennon: guitarra
Paul McCartney: guitarra
George Harrison: guitarra
Ringo Starr: bateria


Imagem do acetato gravado Foto: http://www.beatlesource.com/bs/mains/other-early.html

Fontes:

http://www.beatlesource.com/
http://www.beatles-discography.com/



















Nenhum comentário:

Postar um comentário