Nessa altura, você que está do outro lado lendo este post já sabe que o assunto é a bela composição de John Free As A Bird, que ele havia escrito em 1977 para um possível musical sobre sua vida e sua obra. Era o segundo ano de reclusão do ex-Beatle que tinha se auto-imposto o exílio do mundo aqui fora. Ele havia se tornado um "dono de casa", fazendo comida, cuidando do baby Sean e esperando a mulher Yoko Ono, que havia assumido a condição de "homem da casa" para contar-lhe sobre seu dia. Nesse período, John gravou bastante coisa com um gravador caseiro. Enquanto isso, no mundo exterior, os seus ex-colegas tocavam a vida, cada um à sua maneira. Paul foi o único que manteve contato com John nesse período. Uma possível volta dos Beatles ainda pairava sobre a cabeça de toda a humanidade, apesar das veementes negativas de seus integrantes quanto a ofertas cada vez mais absurdas para uma reunião da banda. John não estava nem aí e só queria viver para sua família. O tempo passou, o nosso querido John quis fazer um retorno triunfal mas acabou sendo assassinado. No ano seguinte à morte de John, os três ex-Beatles remanescentes começaram a se reunir para tentar desenvolver um documentário deifinitivo sobre a banda. No início, o projeto foi chamado The Long and Winding Road - The Beatles History. Passaram-se duas décadas. Em 1994, Yoko e Paul acertaram suas rusgas e conflitos e a viúva de John deu a ele uma fita cassete com três canções a serem finalizadas. Paul reuniu George e Ringo e mostrou as canções. Então, como nos velhos tempos, eles se reuniram para concluir as composições do amigo. Isso acabou sendo o gancho para a realização do documentário definitivo sobre os Beatles que foi chamado Anthology, que consistiu num tour de force com o velho produtor dos Beatles, George Martin e o amigo e novo parceiro Jeff Lynne (ex-ELO e Travelling Wilburys).
Em 1995, entraram em estúdio e finalizaram Free As A Bird, cujo original só tinha a voz de John ao piano. Foram adicionados outros instrumentos, linha rítmica, vocais e overdubs mil. Paul e George criaram harmonias vocais e bolaram uma letra para o middle eight onde cada um canta uma parte; Ringo inseriu sua inconfundível levada na bateria e no final, foi colocada uma referência a um clássico da banda Come Together. O produto final deste trabalho se tornou uma legítima Beatles Song.
Free As A Bird tem uma letra singela que fala sobre liberdade e paz. Foi feito um clipe ao melhor estilo de identificar qual música dos Beatles é mostrado em cada cena.
Ficha técnica:
John: vocal principal, piano
Paul: vocal principal, harmonias, baixo, violão, teclados, piano
George: vocal principal, guitarra líder, violão, guitarra slide, harmonias
Ringo: harmonias, bateria
Jeff Lynne: harmonias, guitarra
Juntos como nos bons tempos, livres como pássaros |
http://www.beatlesbible.com/songs/free-as-a-bird/
Nenhum comentário:
Postar um comentário