terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

I'll be on my way

Vou inaugurar o blog falando sobre esta que é uma canção obscura para os leigos mas top 10 dos Beatlefans. I'll Be On My Way foi composta por John e Paul e é considerada uma das primeira gave away songs, ou seja, canções cedidas a outros artistas que os Beatles nunca utilizaram em seus álbuns oficiais.

A canção foi gravada em 1963 por Billy J. Kramer with The Dakotas, outra banda empresariada por Brian Epstein que fez parte do advento da Segunda Onda ou Invasão Britânica. Foi lado B de Do Want To Know a Secret, outra canção de Lennon & McCartney, clássico dos Fab 4 do álbum Please Please Me (1963). Nos EUA, foi lado B de From a Window, outra gave away song composta por Lennon & McCartney.

Os Beatles haviam tocado essa canção em 1963 no programa de rádio Side By Side, um dos muitos que faziam na BBC. Ela foi gravada em 4 de abril e transmitida em 24 de junho daquele ano.

A canção fala sobre seguir em frente após uma desilusão amorosa e é inspirada no estilo de Buddy Holly, uma das grandes influências dos Fab 4. Ela lembra um pouco a levada de It Doesn't Matter Anymore.

Existem algumas versões interessantes da canção como a interpretada por The Beatniks, uma banda cover australiana que lançou um disco cantando as gave aways. A dupla Leno e Lilian gravou uma versão em português chamada O Sol se Põe no Horizonte.

A versão tocada pelos Beatles (conhecida dos Beatlefans através de bootlegs) foi lançada no álbum The Beatles Live at BBC (1994).

Ficha técnica:

John: guitarra rítmica, vocais principais
Paul: baixo, vocais principais
George: guitarra líder
Ringo: bateria




Fontes:

Wikipedia


Nenhum comentário:

Postar um comentário