terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

O Vôo dos Besouros

Até gostaria de falar sobre a composição de Rimsky-Korsakov chamada em inglês The Flight of Bumble Bee, que é uma alusão ao nosso post. Mas como os Beatles não a gravaram fica para um novo blog (quem sabe?).

Os Beatles eram fissurados por pássaros e pelo ato de voar [vide suas músicas Norwegian Wood (This Bird Has Flown), And Your Bird Can Sing, Blackbird, Free as a Bird, Back In The USSR ("Flew in from Miami Beach BOAC...")] Faltou alguma música? Faltou sim: Flying, a música da qual vamos falar no post.

Essa música tem dois méritos: é a primeira peça instrumental dos Beatles a figurar num álbum da banda pela EMI e a primeira composição assinada [e cantarolada] pelos quatro Beatles. A música recebeu no início o nome de Aerial Tour Instrumental para figurar no filme feito para a TV Magical Mystery Tour e no EP homônimo. Veja a versão completa.

O estilo dela remete ao vaudeville, que é uma das influências da banda mas beira o psicodelismo, lembrando uma música tocada em clubes de strip tease. Em resumo: Teatro Rebolado Lisérgico. Os Beatles usaram pela primeira vez numa gravação o mellotron.

Por falar em strip tease, é notório que os Rapazes de Liverpool tocaram em inferninhos como banda de fundo para uma stripper chamada Shirley. Seria uma citação?

A verdade é que a música faz juz a seu nome, pois quem a ouve acaba voando mesmo...

Novamente, deixo em aberto: se alguém sabe mais alguma coisa esta música, é só deixar nos comentários que eu dou o devido crédito.

Ficha técnica:

John: voz, órgão, mellotron, efeitos sonoros
Paul: voz, guitarra, baixo
George: voz. guitarra
Ringo: voz, bateria, maracas, efeitos sonoros

Fonte:
http://www.beatlesbible.com/songs/flying/
Se não acreditam em mim, vejam com seus próprios olhos:
Esses caras voam mesmo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário