terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Não deixe o Ringo de lado

Já que no post anterior nós falamos do début de George como compositor nos Beatles, vamos falar da primeira composição de Ringo a figurar num álbum dos Fab 4, Don't Pass me By do White Album (1968). Aí vocês, leitores do blog me perguntam "e quanto a What Goes On?". Sim, essa foi a primeira vez que o Ringo, com uma ajudinha dos amigos John e Paul compôs uma canção mas Don't Pass me By foi a primeira que o nosso querido baterista compôs sozinho. Ringo nunca foi muito de querer seu lugar ao sol enquanto compositor dos Beatles, diferente de George que, ao defender suas composições, acabou evoluindo e muito (seja nos Beatles ou carreira solo). Quando os Beatles começaram sua trajetória na Parlophone, ficou acertado que Ringo teria uma canção para interpretar por disco (nenhuma dele, claro). Muita gente acredita que a canção fora composta em 1968, mas na verdade muito antes disso. Ela foi mencionada pela primeira vez em 14 de julho de 1964 durante o programa Top Gear, um dos muitos que os Beatles faziam na BBC. Na introdução de And I Love Her, perguntaram a Ringo se ele tinha planos de compor alguma coisa para a banda e respondeu que até aquele momento não tinha escrito nada. Paul brincou com ele cantarolando algo como "Dont pass me by, don't make me cry, don't make me blue [não me deixe de lado, não me faça chorar, não me faça ficar triste]. Ringo disse, tempos depois, que pensou nas frases de Paul em casa. Martelando o piano, começou a compor a canção que ficou ignorada até 1968, quando os Beatles começaram a trabalhar no White Album. Naquele instante, John e Paul não estavam tão preocupados em encher o disco com suas composições. Aceitaram tudo o que estivesse disponível para tal. Foi aí que Ringo emplacou Don't Pass me By, que estranhamente foi intitulada como Ringo's Tune e This is Some Friendly.  George Martin, o produtor dos Beatles até compôs uma introdução orquestrada para a canção durante as sessões de Good Night (canção de Lennon & McCartney que Ringo canta no White Album). Acabou não sendo utilizada no produto final, sendo aproveitada em 1996 no álbum Anthology 3 com o nome A Beginning. A bela composição de Ringo, que vai num estilo bem country, chega a ser irônica. A letra fala do sujeito que não quer perder seu amor e ser deixado de lado. Até parece uma súplica aos colegas de banda. A canção também fez parte da famosa conspiração "Paul Is Dead", criada por uns fãs que John Lennon chamava Beatles-Intérpretes. Num trecho, a composição teria citado a forma como Paul havia "morrido": "You were in a car crash/And you lost your hair (você esteve num acidente de carro e perdeu seu cabelo).
Na sessão de gravação, John e George não participam [não se sabe se estiveram presentes] e a banda contou com um músico de estúdio, Jim Fallon (violino).
Não houve versões de Don't Pass me By até 1988 quando a banda americana The Georgia Sattellites fez a sua. A banda-paródia dos Beatles, The Rutles gravou uma canção bem parecida com a composição de Ringo chamada Living in Hope. Existem versões mais recentes interpretadas por The Gourds e The Punkles.

Ficha técnica (segundo o livro The Beatles Record Sessions de Mark Lewinsohn:


Ringo: vocal principal, bateria, sleigh bell, piano
Paul: baixo, piano
Jim Fallon: violino


All Ringo need is Love (and good songs, too)



Nenhum comentário:

Postar um comentário