quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

O último Beatle a sair, apaga a luz

Este post vai falar da derradeira música gravada em estúdio pelos Beatles entre os dias 3 de janeiro e 1 e 2 de abril de 1970. Depois disso, nunca mais veríamos os Fab 4 juntos num estúdio [pelo menos fisicamente]. Coube a George Harrison encerrar a Epopéia Fabulosa iniciada em 6 de junho de 1962 quando os Beatles fizeram seu primeiro teste no estúdio da EMI. A composição escolhida para este encerramento de ciclo foi I Me Mine, que George havia escrito um ano antes e que aparece no filme Let It Be. A intenção da banda era gravar material para a trilha sonora do filme [Let It Be] que seria lançado naquele ano. John tinha viajado de férias para a Dinamarca e deixou claro aos companheiros sua indisponibilidade "por tempo indeterminado". Sendo assim, George, Paul e Ringo foram ao estúdio para as sessões de gravação. Na época, quando a imprensa perguntou sobre John, George respondeu: "vocês vão ler por aí que o Dave Dee não está mais na ativa, mas Mick, Tich e eu vamos continuar seguindo em frente [ele fez uma brincadeira referindo-se a uma banda inglesa chamada Dave Dee, Dozy, Mick & Tich que fez sucesso com uma música chamada The Legend of Xanadu]. Alguns dias depois da última sessão em Abbey Road, Paul anunciou sua saída da banda e o mundo chorou o fim dos Beatles.

Phil Spector foi o produtor contratado para "dar liga" ao material que os Beatles haviam gravado desde o início de 1969 para o Projeto Get Back que acabou sendo engavetado. I Me Mine foi uma das músicas aproveitadas para o funéreo e derradeiro álbum de estúdio Let It Be (1970).

I Me Mine fala sobre egocentrismo, na prioridade que as pessoas dão ao seu própio "eu". Na verdade ele fala sobre suas experiências intensas com LSD que reforçaram esse sentimento da devoção ao ego. Numa tradução mais livre o nome da canção poderia significar "eu sou mais eu". Foi sse título que George deu á sua autobiografia, publicada em 1980.

Ela é basicamente uma valsa (andamento 3/4), seguida deu ma sequencia bem blueseira. "É uma valsa pesada", George teria declarado mais tarde. Nas primeiras versões, ela seguia uma linha quase beirando o estilo flamenco, mas os elementos de valsa já estavam lá. A cena do filme Let It Be com John e Yoko dançando enquanto os outros Beatles tocavam é emblemática.

Fonte:
http://www.beatlesbible.com/songs/i-me-mine/

Ficha técnica:

George: vocal principal, harmonias, guitarra líder, violão
Paul: harmonias, baixo, órgão Hammond, piano elétrico
Ringo: bateria
Músicos de estúdio (não creditados): 18 violinos, 4 violas,
4 violoncelos, 3 trompetes, 3 trombones e harpa

Capa do livro autobiográfico de George

Nenhum comentário:

Postar um comentário